Desemprego: como manter a calma enquanto busca uma nova oportunidade

Desemprego: como manter a calma enquanto busca uma nova oportunidade

 

Todo mundo está sujeito a ser demitido e as razões são inúmeras. Aliás, a maioria das pessoas vai passar por pelo menos um momento de desemprego ao longo da vida e é preciso entender que isso faz parte da carreira. Separei algumas informações e dicas muito importantes para manter a calma e garantir uma nova oportunidade. De preferência, em uma posição ainda melhor que a anterior!

Aproveite seu tempo

É comum que logo na troca da rotina se use o tempo “livre” para atividades de lazer. Aproveite elas sem culpa enquanto lhe fizerem bem. Visite a família, os amigos, faça um passeio, arrume a casa. Mas separe um tempo diário para melhorar as suas chances de empregabilidade.

Atualize seu currículo e seu Linkedin, mantenha contatos com pessoas que podem ajudar, faça cursos, especialize-se. A sua dedicação e sua preparação para encontrar um novo emprego fazem muita diferença em comparação a outros candidatos com quem vai disputar posições no mercado de trabalho.

O desemprego não te define

Você não é um desempregado, você está. É uma condição transitória! E acredite: ela vai passar, mas para isso você precisa agir. Invista em você e na sua carreira, porque ela está acontecendo mesmo sem um trabalho formal.

Se precisar garantir que as contas continuem em dia, procure trabalhos temporários ou como freelancer que permitam que você tenha tempo para focar no seu objetivo principal. E invista em você: estude, reforce o networking, prepare-se para entrevistas e acredite no seu potencial.

O que nos leva à próxima dica…

Mantenha-se positivo

Pesquisas divulgadas pela universidade de Harvard mostram que o desemprego causa problemas de baixa autoestima e acaba impactando na saúde mental. E quanto maior o período sem vínculo e sem atividades remuneradas, maiores são as chances de deixar passar oportunidades ou de aceitar empregos que pagam e exigem muito menos do que a sua capacidade.

Reconheça suas habilidades e o valor do seu trabalho, mesmo que ele não tenha sido reconhecido por outros no passado. Entenda que você deve aprender com seus erros. Aliás, esta é a melhor maneira de lidar com qualquer situação negativa: analisar o aprendizado por trás dela.

Tenha postura profissional

Não se deixar abater pelo desemprego é demonstrar inteligência emocional. É reconhecer a situação como temporária e direcionar suas ações para que ela acabe logo. Essa postura profissional é muito atrativa para recrutadores, e saiba que eles estão de olho mesmo quando você não os vê.

Mantenha o profissionalismo e a ética em qualquer situação em que estiver. Isso inclui o que você diz nas redes sociais, como se comporta em eventos e até mesmo que imagem você transmite. Demonstre que você é uma pessoa flexível e aberta nas mais diversas ocasiões, isso pode contar muitos pontos a seu favor.

Não faça tudo sozinho

Muitas vezes a situação de desemprego causa constrangimento apesar da maioria das pessoas passar por isso. Supere esse tabu e peça ajuda. Retome contato com pessoas da sua área profissional e reforce o network.

Além disso, comente com amigos e familiares. Pessoas que se importam com você podem não ter influência sobre uma vaga, mas auxiliam a manter a auto-estima. Estas pessoas também contribuem na procura por vagas quando falam da sua procura para conhecidos. Confie na sua rede de apoio.

Procure consultoria

Não sabe como reingressar no mercado de trabalho depois de muitos anos em um emprego? Procure auxilio profissional! Assista gratuitamente às palestras do Admirável Emprego Novo e garanta a sua recolocação.

 

Veja também:

Faça parte do nosso grupo no Facebook, e tenha acesso a várias oportunidades de trabalho e conteúdos que irão te ajudar a alcançar o sucesso profissional:

Para vagas de empregos:

 

 

Fonte: novaspossibilidades.com