ONU lança site voltado à recolocação profissional de refugiados

ONU lança site voltado à recolocação profissional de refugiados

Atualmente, cerca de 10 mil refugiados, oriundos de 105 países como Paquistão, Congo, Colômbia ou Palestina, vivem em situação de refúgio no Brasil

Atualmente, cerca de 10 mil refugiados, oriundos de 105 países como Paquistão, Congo, Colômbia ou Palestina, vivem em situação de refúgio no Brasil. Desse total, pouco mais de 5 mil tem registro ativo no país, sendo que 52% moram em São Paulo, 17% no Rio de Janeiro e 8% no Paraná.

A população síria representa 35% dos refugiados com registro ativo no Brasil. Os números são do Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça.

Como fazer seu primeiro currículo (mesmo sem experiência)

Em meio à crise de desemprego instalada no Brasil, o Pacto Global e a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) anunciam a criação do projeto Empresas com Refugiados. A iniciativa tem como objetivo de facilitar a contratação de refugiados que vivem no Brasil.


Crédito: Getty Images/iStockphotoAs pessoas refugiadas estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política

Voltada para empresas, a plataforma oferece orientação sobre o processo de contratação de refugiados.

A plataforma é voltada para as empresas, que podem buscar, no site, orientação sobre o processo de contratação de refugiados. Para isso, basta apenas o documento de pedido de refúgio para o registro de contratação pelas empresas.

Segundo levantamento divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o mundo registra o maior número de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Os motivos, segundo o oficial da ACNUR Paulo Sérgio Almeida, são diversos: “Por ter tido uma opinião política, por causa de sua fé, por causa de sua raça. Deixam uma vida para trás e chegam em outro lugar novo para recomeçar”.

Faça parte do nosso grupo no Facebook, e tenha acesso a várias oportunidades de trabalho e conteúdos que irão te ajudar a alcançar o sucesso profissional:

Para vagas de empregos:

Fonte:  Catraca Livre